A abordagem a respeito da diferenciação do produto, saúde financeira e market share – lugar que se ocupa no mercado, tem sido constante e muito se fala sobre como é essencial atender às necessidades dos nossos clientes.

Tudo isso, para conquistar benefícios e rentabilidade para a empresa.

Para entender melhor, vamos discutir um pouco sobre estratégia de uma forma diferente e pensar nas perguntas iniciais. Quais critérios seu cliente procura em um produto/serviço? Você está considerando isso ao realizar o seu planejamento estratégico?

Um conceito bastante conhecido no ramo da gestão é o de objetivo de desempenho, que traz cinco enfoques que uma empresa pode estabelecer para seu produto/serviço e, assim, satisfazer o público e gerar vantagem competitiva frente aos concorrentes.

5 enfoques para um produto ou serviço de sucesso

Quando falamos sobre a diferenciação de um produto, precisamos abordar alguns aspectos importantes. 


evando em consideração esses pontos será possível estar no mercado com um produto ou serviço competitivo. Preparamos uma lista com os cinco principais enfoques. Vamos lá!

RAPIDEZ

A rapidez, é um termo que fala bem sobre esse diferencial, é o lead time, que referencia o tempo entre o momento de pedido do cliente e o momento que ele recebe o valor esperado. Quanto menor for esse tempo, mais rápido seu cliente se satisfaz. 


Para alcançar rapidez também é importante que haja padronização em todos níveis de uma empresa. Aqui no blog da NOV4 já falamos um pouco sobre o assunto – Padronizar ou automatizar os processos?

A demora no retorno é um dos maiores índices de reclamação dos consumidores, em especial em negócios digitais, esse é um fator de extrema importância em tempos de quarta revolução industrial.

QUALIDADE

Algo que tem qualidade é aquilo que não possui erros ou falhas, sejam os que afetem as funcionalidades do produto ou o objetivo do serviço.  Estética e atendimento também são fatores que os clientes levam em consideração nesse quesito.

CUSTO

O custo é um enfoque é indicado para empresas que desejam adquirir competitividade, menor preço frente aos concorrentes e até uma margem de lucro mais expressiva, e por isso necessitam de uma diminuição de custos, em especial os operacionais.

CONFIABILIDADE

A confiabilidade é um requisito que tem relação direta com o que foi acordado em um projeto, o que diz na embalagem e até na publicidade. 

 

É sobre entregar o que foi prometido para o cliente, o que inclui atividades que não estão diretamente relacionadas com o ‘Core Business’ da empresa, por exemplo a entrega chegar no dia em que foi combinado.

FLEXIBILIDADE

O último enfoque é a flexibilidade, que está diretamente relacionada ao atendimento de diferentes demandas do mercado e possibilidade de personalização, seja de modelo, tamanho de lote, escopo ou tempo de serviço.

Um produto diferenciado não atende todo os enfoques

Uma premissa básica é que não se pode atingir todos os escopos de uma vez em um mesmo produto, por exemplo, velocidade e flexibilidade são contrários.

Quanto mais flexível a sua empresa é, mais variabilidade ela tem e portanto, mais tempo ela leva para produzir. Por mais que a  entrega seja bastante rápida, dificilmente sua empresa conseguirá ser mais flexível e mais rápida que todos os seus concorrentes.

Por isso podemos ver o mesmo grupo criando mais de uma marca, mesmo que no mesmo ramo, para satisfazer diferentes públicos alvos.

Esse é o caso do grupo CRM, dono da Cacau Show e da Brasil Cacau, que atinge consumidores que priorizam objetivos de desempenho distintos.

Para que tudo funcione corretamente, vale salientar que é preciso entender seu potencial e os desejos do cliente para definir quais objetivos a organização irá atingir, esses, precisam estar relacionados e integrados ao planejamento estratégico da organização.

Se quiser saber mais sobre o assunto e informações que podem ajudar na gestão da sua empresa, continue acompanhando o blog da NOV4