Nas últimas semanas você pode entender a importância de um Planejamento Estratégico e também o que é OKR. Agora chegou a hora de colocar em prática.
Para começar a implementar a metodologia, você precisa entender pra onde sua empresa deve ir. Você quer apostar em exportação ou expandir massivamente dentro do Brasil? Deseja adicionar mais produtos ao catálogo ou se especializar em um ramo restrito?
Já decidiu a direção que a organização vai tomar? Chegou o momento de definir como alcança-los, fazer o planejamento. Para cada objetivo você deve estabelecer metas menores que facilitarão o processo de atingi-lo, mas fique atento, não estamos falando de passos ou de tarefas, mas sim de feitos com mensuração clara. Um exemplo de Key Result para o objetivo de “Iniciar exportação na américa latina” seria “Formar 5 parcerias de armazenamento, embalagem e logística com países do Mercosul”. Ficou mais claro? É fácil de perceber a conformidade com o objetivo principal e de notar se foi ou não realizado.
Depois da definição chega o momento de destrinchar por setores, definir como cada setor pode contribuir para o objetivo, criando metas setoriais e também metas individuais para cada colaborador (entre duas e cinco que contribuam para as setoriais). A metodologia é participativa, precisa da ajuda de todos os colaboradores e por isso os integra no processo de construção. Indica-se que 40% das metas sejam definidas pelos gestores e os outros 60% definidos pelos funcionários.
O ideal é que o OKR seja aplicado em ciclos de um tempo curto, em média 3 meses, que representa um bom tempo de execução, mas que também não permite uma acomodação por parte do executor.
#MELHORESPRÁTICAS:
1. Entenda os seus objetivos estratégicos e não fuja deles. Muitas coisas são importantes para a organização, mas esse é o momento de vislumbrar o crescimento e traçar planos para atingi-lo.
2. Deixe claro para todo o time o intuito por trás da implementação do OKR, o porquê de cada uma das metas, explique exatamente como serão mensurados os resultados e os treine para como atingir o objetivo, torne a metodologia parte da sua cultura.
3. Mensure resultados e não esforço, é compreensível o desejo de reconhecer o esforço, mas convenhamos, pouco vale um esforço sobre-humano se ele não trouxe nenhum benefício para a empresa.
4. Peça atualizações semanais do andamento das metas, esteja atento. Perceba os erros rápido, se um ciclo for realizado de maneira desalinhada com os Objetivos principais vão haver malefícios, afinal, não é fácil recuperar 25% de um ano trabalhado errado.