Nunca foi fácil fazer projeções para o futuro. O planejamento de cenários resolve as incertezas admitindo explicitamente a existência de muitos futuros possíveis e uma abordagem sensata ao planejamento, é que este não pressupõe que o mundo será de determinada maneira daqui a dez anos. Pelo contrário! Por isso, deve-se identificar dois ou três cenários prováveis e analisar os pressupostos que fundamentam cada um deles. Isso ajudará a empresa a fazer investimentos certos!

No momento em que estamos inseridos, com as constantes oscilações e incertezas do mercado, a forma como realizamos o planejamento deve ser adaptada. Mais do que nunca, é preciso equilibrar as perspectivas do ambiente externo, estando atento às projeções de mercado realizadas; e do ambiente interno, analisando como a crise tem impactado no seu negócio.

Iniciando o planejamento

Normalmente, o processo de desenvolvimento de cenários pode levar meses, principalmente por ser realizado a longo prazo. No entanto, para o presente, deve-se fazer um uso muito mais modesto do planejamento, e assim, uma série de cenários pode ser desenvolvida em mesmo tempo. Para isso, aconselhamos seguir as orientações abaixo:

1) Coletar informações quanto às projeções econômicas e impactos no setor da sua empresa;

2) Categorizar as projeções quanto ao seu “impacto” e “incerteza” em uma matriz considerando os níveis alto, médio e baixo;

3) Revisar o cenário estratégico com o objetivo de avaliar quais caminhos a organização pode seguir, considerando as projeções levantadas;

4) Elaborar cenários orçamentários que respondam aos caminhos avaliados;

5) Trabalhar com cenários mais conservadores, desconsiderando investimentos nos próximos meses.

Por fim, é válido ressaltar que a metodologia de planejamento de cenários só será eficaz, se estiver devidamente integrada ao processo decisório da alta administração da empresa. Muitas organizações conduzem meticulosos exercícios de planejamento de cenários, mas os resultados acabam sendo ignorados pela alta gestão.

Mas para impulsionar os resultados nesses tempos pouco previsíveis, informação é fundamental para podermos anteceder problemas e visualizar novas possibilidades, por isso compilamos vários conteúdos em um documento completo que ajudará você a liderar seu negócio nesse momento: Como meu negócio deve reagir ao Covid-19?