Você, empresário, já está cansado de saber que precisa ter uma estratégia bem definida para conseguir alcançar os resultados que espera, e nós da NOV4, sabemos que existe uma grande dificuldade em começar e seguir um planejamento estratégico empresarial. Então, se você sempre fica em dúvida se deve aceitar ou não uma proposta que sua empresa recebe, se tem a impressão que sua empresa poderia ter crescido mais, mas não sabe exatamente para onde e como, além de outros sintomas parecidos seus problemas acabaram! Hoje eu lhe apresento a solução e ela vem em três letras: OKR.

A metodologia OKR, sigla para Objectives and Key Results, consiste em um sistema de definição e gestão de metas métricas, ou seja, indicadores, utilizados por empresas como Google e Nubank, e como o próprio nome já diz tem como foco transformar objetivos em resultados-chave.

Com os objetivos devemos entender onde a empresa quer chegar. Dessa forma são definidos entre 3 e 5 OKRs Globais, que devem ser objetivos macro, que pensem na sua empresa como um todo, uma dica é pensar neles como critérios de sucesso para o ano!

Faça assim, imagine que você está no dia 31 de Dezembro avaliando o ano que passou: quais seriam as métricas que mostrariam que a sua empresa teve um ano extraordinário? Esses indicadores são os seus OKRs Globais!
Agora que você já sabe o que são os OKRs Globais, o próximo passo é entender que esta metodologia é participativa e que precisa de transparência. Ou seja, após a definição dos OKRs Globais deve-se comunicar para toda a empresa quais são eles e a partir deste alinhamento definir os OKRs Setoriais.

OKRs Setoriais são as métricas definidas por cada setor, trimestralmente, pensando em como eles trabalharão para atingir os OKRs Globais. Eles são definidos de maneira bottom-up (de baixo para cima), onde cada time propõe o que vai realizar pensando em como contribuir para o alcance das metas da organização.

Após a definição dos OKRs (Globais e Setoriais) é necessário criar planos de ação para o alcance dos resultados-chave, além de acompanhar os Objetivos, criando ou adaptando os OKRs Setoriais trimestralmente.
Uma sugestão para realizar a construção do OKR da sua empresa de forma eficaz é realizar reuniões em formato de plenária, gerando alinhamento vertical e horizontal entre as áreas, e além disso uma dica de ouro para que o OKR da sua empresa tenha sucesso é ter foco! E para lhe ajudar deixo uma citação do Steve Jobs: “As pessoas pensam que foco é dizer sim para a coisa que você deve focar. Mas foco é dizer não para as centenas de outras boas ideias que existem”.

Agora que você já conhece o que é o OKR falta implementá-lo na sua empresa! E aí, pronto para o próximo passo?