Se você está ligado nas novas tendências de trabalho com certeza já ouviu falar em home office ou trabalho remoto. Mas afinal, você sabe a diferença entre os dois?

No trabalho remoto você pode escolher horários e locais para trabalhar. Por isso, o home office acaba sendo um tipo de trabalho remoto, pois você pode escolher trabalhar de casa, mas trabalhar remotamente é muito mais sobre ter a liberdade de escolher de onde trabalhar: pode ser de um café, de um coworking ou até em um local aberto, com vista para o mar, entendendo que “não existe um local específico para que o trabalho seja executado com sucesso” (Greg Caplan).

Trabalhar à distância, te dá a oportunidade de evitar alguns estresses do dia a dia, como por exemplo, pegar um trânsito, e principalmente, te permite escolher um local e horário de trabalho que aumente a sua produtividade. Em contrapartida, é preciso ter autoconhecimento, para saber o que vai te deixar concentrado para executar suas tarefas, e de organização, para gerenciar suas horas de trabalho com as metas, tarefas e atividades que você precisa cumprir.

É preciso estar ciente que trabalhar home office é uma ótima opção, mas não irá funcionar para todo mundo, uma vez que as rotinas familiares podem interferir a produtividade e desempenho de cada indivíduo.

Essa nova dinâmica de trabalho, está se tornando uma tendência mundial e é uma solução bastante efetiva para evitar que doenças contagiosas se espalhem nos ambientes de trabalho.

Quais as vantagens em utilizar o trabalho remoto?

Para algumas organizações, trabalhar fora da empresa pode ser uma alternativa bem mais viável do que para outras. No entanto, quando se pensa em setores de cada empresa, é mais fácil observar algum setor capaz de direcionar suas atividades para atividades remotas, de forma a ser bastante vantajoso para empregadores e empresados.

São vantagens do trabalho remoto:

  • Redução de custos, sejam eles operacionais ou com pessoal, visto que a forma de contratação será diferenciada e pode evitar custos com vale transporte e vale alimentação, além disso, a administração não terá custos com aluguel, luz, água e outros serviços.
  • Aumento de produtividade, uma vez que ao dar liberdade para o colaborador construir seu próprio cronograma de trabalho e planejar seus compromissos pessoais, suas atividades serão executadas de forma mais produtiva e seu nível de estresse tende a reduzir.
  • Aumento do engajamento, gerado pela liberdade de ter uma relação mais dedicada com o trabalho em horários de sua escolha, e estímulo de buscar cursos, treinamentos e especializações para crescer dentro do ambiente de trabalho.
  • Maior controle de dados e gestão de colaboradores, as ferramentas de comunicação e controle de informação são essenciais para que as atividades ganhem mais agilidade, o modelo de trabalho fará com que todo o material trocado possa ser compartilhado e armazenado automaticamente em históricos, que pode e deve ser utilizado para gerar relatórios e feedbacks.
  • Aumento da qualidade de vida dos colaboradores, através da criação de uma rotina capaz de otimizar o tempo que é dedicado ao trabalho e permita que o colaborador tenha tempo para realizar sonhos pessoais.

 

Quais desafios vou enfrentar?

Talvez o maior desafio dessa forma de trabalho consiste em manter uma boa comunicação entre toda a equipe e com os clientes. Sabemos que a comunicação presencial pode ser mais vantajosa em algumas situações, por isso, é importante levantar quais momentos são imprescindíveis de se realizar uma reunião presencial. Se não tiver esses momentos, ótimo, recomendamos utilizar ferramentas que busquem facilitar tanto a comunicação, como Slack e E-mail, quanto a gestão dos projetos, como Project Zoho, quanto a gestão de atividades, como o Google Agenda e o Trello, quanto a gestão de conhecimento, como Google Drive, quanto a realização de reuniões virtuais, como o Zoom e Hangouts.

Nesse estilo de trabalho, é essencial que o colaborador busque um ambiente de trabalho que atenda às suas necessidades e as necessidades da empresa. Desde um computador, boa conexão de internet na hora que estiver trabalhando, até um ambiente com clima agradável e que te permita realizar reuniões virtuais, e pausas para lanche ou descanso.

Para bom uso das ferramentas, recomenda-se que o colaborador passe por um treinamento que contemple as principais ferramentas que farão parte da sua nova rotina, bem como o deixem cientes das políticas e normas da empresa, para que as atividades que sejam executadas atendam o padrão esperado.

Além disso, é preciso estar ciente que o trabalho remoto pode em alguns momentos fazer com que o colaborador se sinta isolado e com poucos contatos pessoais ao longo do dia,  embora a internet tenha o papel de facilitar a comunicação e aproximar as pessoas, deve-se pensar em atividades que sejam realizadas em equipe para que os colaboradores interajam, e em pontos de encontros presenciais que fortaleçam a cultura da empresa. Os feedbacks constantes e avaliações de desempenho vão direcionar as melhorias que aumentaram o desempenho da forma de trabalho.

Qual o perfil o colaborador deve ter para trabalhar remotamente?

Os colaboradores que trabalham remotamente estão em constante aprendizado e precisam desenvolver algumas habilidades que através de treinamentos e boas práticas irão ajudar a dinâmica de trabalho.

  • Organização: facilitando que a vida pessoal e a profissional sejam desenvolvidas em proximidade, porém sem necessariamente interferir uma a outra;
  • Autonomia: desenvolverem suas atividades sem ter necessariamente uma pessoa de perto acompanhando todos os processos;
  • Colaboração: mesmo trabalhando remotamente, quem possui essa característica se dá muito bem porque será mais proativo nas atividades tanto com outros colaboradores, quanto com os clientes;
  • Comunicação: manter uma boa comunicação com os outros membros da empresa, ajudam na hora de tomar decisões com responsabilidade e a executar projetos com mais autonomia;
  • Autoconhecimento: você será responsável por manter sua agenda atualizada, fazer sua rotina, saber a hora de fazer pausas, ter um tempo para se dedicar a sua saúde e qualidade de vida, tudo isso aumentará e muito seu desempenho profissional.

Aqui na NOV4 Gestão Empresarial utilizamos o trabalho remoto como alternativa para os dias que não temos atividades presenciais no escritório ou na empresa de algum cliente.

Observamos que existem muitas particularidades para o trabalho remoto e mesmo que essa prática esteja cada vez mais em utilização, é preciso entender que não é algo para todos, mas é uma opção bastante viável que pode ser considerada por várias empresas.

Teve alguma dúvida? Não deixe de nos procurar.