Você gostaria de ser um aluno nota “C”?

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Você já parou para pensar por que os alunos nota “C” muitas vezes são mais bem-sucedidos do que os alunos de nota “A”?

Nesses últimos dias foi lançada uma notícia que chamou atenção: Google a Apple não exigem mais diploma universitário para os novos colaboradores.

Mas, desde criança ouvimos, “se você quiser ter sucesso precisa estudar muito e tirar notas boas para conseguir um bom emprego”, não é mesmo?

Só que, quando se trata de empreendedorismo, vemos que os alunos “A” são os que acabam trabalhando para os alunos “C”.

E por que isso acontece?

Para iniciar, vamos falar sobre os alunos nota “C” questionarem a importância do sistema acadêmico. Eles, diferentemente dos alunos “A”, não querem ser moldados pelo ensino tradicional e têm interesse em uma abordagem mais prática do que a teórica. Ainda mais hoje em dia, com os cursos online profissionalizantes, muitas vezes sem diploma, em que você pode aprender muito mais do que em graduação.

Além disso, os alunos nota “C” não têm medo de fracassar e nem de tirar notas ruins. Eles pensam “se não der certo, é só tentar de novo, fazer a recuperação ou repetir o ano…”. Enquanto os alunos “A” buscam a perfeição na primeira tentativa. Isso faz com que eles tenham dificuldade em lidar com fracassos. Ficam tão frustrados quando as coisas não dão certo, que isso os distanciam dos mundo e dia a dia do empreendedor, que lida com fracassos e “nãos” diariamente.

Falando em frustração, por terem medo dela, preferem não arriscar. O aluno “A” gosta de planejar tudo para evitar o fracasso, já o “C” não tem medo de lidar com o desconhecido. Além do mais, sempre são os mais sociáveis, aqueles que se dedicam a criar uma rede de contatos. Muitos alunos nota “A” acham que conseguem fazer as suas tarefas sozinhos, afinal eles já não têm o domínio técnico de como fazer? Por que precisam de outra(s) pessoa(s)?

Os alunos nota “C” também encontram um jeito simples de fazer as coisas. Como muitas vezes eles tendem a ser preguiçosos, sempre acham um jeito mais rápido de resolver um problema e são mais inovadores, enquanto que os alunos “A” seguem o que o manual manda e ficam “dentro da caixa”.

Os alunos nota “C” escutam muito a frase “preste atenção”, e na verdade, ninguém os questiona o porquê de não estarem prestando atenção, a relevância daquele assunto para eles e para quê eles têm que saber determinado assunto. Eles são questionadores, têm seu próprio conceito do sucesso e não acham que tirar um “A” é o que realmente os conduzirá ao sucesso.

Por todos esses motivos é que vemos que os alunos nota “A” são os funcionários dos alunos nota “C”. Logo, o aluno nota “C” decide o que deve ser feito na empresa (estratégia) e o aluno “A” executa (e nisso ele é muito bom.)

Sem dúvidas, nós temos ainda muitos alunos “C” que não se tornaram empreendedores, e muitos “A” que são grandes empresários. O objetivo dessa reflexão é:  focar nas notas não é mais suficiente para ter sucesso e que adquirir habilidades interessantes na experiências da vida, seja no estudo ou no trabalho, está se tornando mais importante do que as notas “A”.

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