Se sua empresa está passando ou já passou por um período de alta rotatividade de membros, certamente você se perguntou o que poderia ser feito para ajudar a mantê-los na equipe, não é mesmo?

A Gamificação nada mais é do que a prática de aplicar mecanismos e dinâmicas de jogo para engajar pessoas, resolver desafios e aumentar o nível de aprendizado da equipe, oferecendo recompensas que são cruciais para o sucesso do jogo. Essa prática tem ganhando espaço em muitas empresas, que viram nessa ferramenta a oportunidade de promover a motivação com uma competitividade saudável entre a equipe e, além disso, poder contribuir no processo de retenção de talentos da organização.

Quais os benefícios de aplicar a gamificação na sua empresa?

  • Treinamento

A empresa irá gerar estímulos para que seus colaboradores continuem a buscar capacitações, que aprimorem seus conhecimentos e habilidades e com os estímulos certos, a empresa estará aumentando consequentemente sua capacidade produtiva e geração de inovação, com a equipe alinhada as estratégias da organização.

  • Engajamento

Colaboradores desmotivados realizam apenas as tarefas que lhes são repassadas, sem nenhum tipo de proatividade e com baixa qualidade das entregas. O sistema de pontos e recompensas da gamificação contribui para que o colaborador permaneça engajado na empresa, realizando suas atividades, buscando se desafiar e se capacitar constantemente, o que irá resultar em um aumento da produtividade e eficiência da equipe.

  • Trabalho em equipe

A gamificação também é muito poderosa para integrar os membros da equipe, uma vez que pode incentivar o contato com os outros colaboradores e setores com metas em comum. Os colaboradores são estimulados a compartilhar as suas boas práticas com os demais para que todos possam alcançar o objetivo e o alcance das metas.  

Como implantar a gamificação?

1- Analisar o cenário atual: Identifique os principais pontos a melhorar da sua empresa;

2- Definir o propósito do jogo: Sabendo os pontos a melhorar, será fácil definir os objetivos da gamificação e o que fará sua equipe se engajar com a nova ferramenta;

3- Criar metas para a gamificação: Torne as metas atrativas para a equipe, criando uma experiência que aumente o engajamento dos colaboradores;

4- Testar a versão criada: Tenha em mente que essa será apenas uma primeira versão da ferramenta e que será necessário realizar ajustes para criar uma melhor experiência para a equipe.

Na gamificação, um dos fatores mais importantes é o uso constante dos feedbacks. Dessa forma, sua equipe irá saber se o caminho trilhado está atendendo as expectativas e o que pode ser feito para atingir o resultado esperado. Todos esses pontos irão ajudar no processo de retenção de talentos e consequentemente diminuir o turnover (rotatividade) da equipe que tem prejudicado o desempenho de várias organizações.