Antes de começarmos a falar sobre planejamento estratégico, vamos refletir sobre alguns questionamentos:

O que sua empresa faz pelo mundo? Essa atividade realmente importa? Se você fechasse as portas da sua empresa hoje, seus clientes sofreriam uma perda real?

Há algo nela que seja raro ou difícil de imitar? Quanto tempo e dificuldade teriam para encontrar outra empresa que desse conta de suas necessidades tão bem quanto você?

O planejamento estratégico ajuda a sua empresa a se posicionar no mercado, nada mais é do que sonhar o futuro. Pode ser sonhar a quantidade de vendas, o tamanho da sua empresa, o número de filiais, dentre outros. Quando nós planejamos, nós imaginamos uma trajetória e o segredo é: “você tem que visualizar o que você quer”. O planejamento é algo natural do ser humano, é construir objetivos pessoais e profissionais.  

Sempre é bom reforçar que o planejamento estratégico serve para pequenas e grandes empresas e que dependendo da velocidade de mudanças de cada empresa/segmento pode ser feito com a periodicidade que melhor lhe convir.

Quais são as etapas do planejamento estratégico?

1) Descobrir o ciclo da sua empresa, ou seja, de quanto em quanto tempo devo fazer o planejamento – isso deve ser feito após a análise do ramo da empresa.

2) Identificar pessoas que podem agregar no planejamento, ou seja, definir a equipe que irá fazer o planejamento – pessoas que têm o poder de ação.

3)Realizar o planejamento. Preferencialmente, a equipe deve sair e se reunir em local isolado para que tenham um tempo de qualidade.

A primeira coisa no planejamento deve ser definir/revisar as diretrizes estratégicas, como escrever a visão – estado a ser atingido, usando verbos como “ser”, “ter”, “estar”. Uma boa dica é cada participante fazer o seu individual e depois discutir em grupo, e, se puder ter um facilitador, melhor ainda. Isso serve para as demais diretrizes estratégicas, como missão e valores.

Uma das grandes dificuldades das empresas é criar uma rotina para que o planejamento saia do papel e para ajudar nesse problema, o ideal é que pelos menos uma vez por mês sejam analisados em uma reunião os resultados. E se for preciso reformular o planejamento ou adaptar mediante uma mudança, a ideia é remodelar, ou seja, não construir do zero, seja um objetivo, uma meta ou ação.

As revisões de planejamento devem ser feitas quando há uma mudança de cenário ou, por exemplo, quando a meta não é atingida. Se você não bateu nenhuma meta, você planejou mal. Se é uma meta ou algumas, você não deve rever o plano, mas sim, rever a meta específica que não foi batida.

E, para que a operação não “sugue” tanto o empreendedor e tire o foco do planejamento estratégico de fato, a solução é: ele tem que separar um tempo para a estratégia. Não deve ser feita ao mesmo tempo em que é controlada a operação. 3 dias por ano é um bom período para uma revisão anual de um planejamento, desde que tenha uma ajuda externa, um facilitador. E, claro, durante o ano, deve-se ter uma rotina de acompanhamento e possíveis adaptações.

Sobre as ferramentas para monitorar, a ferramenta mais importante é acompanhar o plano de ação, pois sem ele, todo o planejamento é em vão e não sai do papel.

Caso a empresa não tenha um facilitador, deve-se buscar uma pessoa interna que seja mais neutra e que permita que as pessoas sejam ouvidas.

E para concluir, é imprescindível que o planejamento estratégico seja pautado nesses três conceitos, conforme exemplo abaixo:  

Objetivo – Ser uma empresa que não depende de um só cliente.

Meta – Ter clientes que não ultrapassem 10% do faturamento total.

Ação – Conquistar “X” clientes na área geográfica “Y”.