Aqui no blog da Nov4 Gestão Empresarial,  já temos alguns artigos falando sobre Planejamento estratégico. Também já falamos sobre a metodologia que usamos: OKR. Esses, são assuntos muito interessantes e recomendamos a leitura!

 

Nesse artigo, focaremos nos indicadores relacionados ao acompanhamento da empresa em todos os níveis. Eles vão além dos Key Results do OKR. Eles são para sua avaliação interna de como está cada área, setor ou processo da organização podendo sim a melhoria de um desses indicadores entrar como um resultado chave na mensuração dos seus OKRs.

 

Antes de tudo, o que são indicadores de desempenho? 

 

São métricas quantitativas que mensuram a eficiência e/ou a eficácia de processos, setores ou organizações. Também conhecidos como KPIs, os indicadores precisam ser acompanhados com frequência. Precisam ter metas definidas por períodos de tempo e estarem alinhados com os objetivos organizacionais. Alguns exemplos são Lucratividade, Produtividade, Conversão, entre outros.

 

Uma frase bastante conhecida é “O que não é medido não é gerenciado” de Deming. Ele é uma personalidade importante no mundo empresarial, que ajudou a reverter a crise ocasionada após a Segunda Guerra Mundial colocando em prática novas maneiras de administrar empresas.

 

Mas o que essa frase tem a ver com indicadores? TUDO! Afinal, você quer ter controle sobre o que produz, conhecer as dores da sua empresa e onde deve melhorar para atingir a satisfação do cliente, certo?! Os indicadores são a ferramenta pra isso. Você consegue identificar onde a sua empresa não está com uma boa performance e a partir daí criar metas e planos de ações para mudar esse cenário.

 

Chegou a hora de entender as classes de indicadores:

 

Indicadores estratégicos

 

Os indicadores estratégicos possibilitam análises de maneira mais macro. São aqueles relacionados ao planejamento estratégico, ao atingimento da visão e da missão da empresa e da direção que a ela está tomando no mercado.

 

Por exemplo, se a missão da empresa é “ajudar o meio ambiente por meio de reflorestamento consciente” e sua visão é “ser a maior empresa de móveis do Brasil” dois indicadores estratégicos importantes são “km² reflorestados por ano” e “percentual de market share na movelaria brasileira”.

 

Indicadores Táticos

 

Já os indicadores táticos, são voltados para áreas da empresa, com o foco na performance dos departamentos em sua função específica e como elas podem auxiliar a conquista dos objetivos estratégicos.

 

Utilizando a área comercial como exemplo podemos considerar como indicadores “taxa de conversão” e “quantidade de pessoas prospectadas”. Eles estão stão diretamente relacionados com o objetivo de aumentar o market share da organização, mas em uma esfera que é de atuação específica do setor comercial. 

 

Indicadores Operacionais

 

Os indicadores operacionais consistem no destrinchamento dos indicadores táticos. Normalmente são relacionados a produtividade de colaboradores ou máquinas. 

 

Continuaremos exemplificando com o comercial, para aumentarmos a quantidade de pessoas prospectadas podemos medir tanto “prospecção por consultor” ou “tempo médio de atendimento”.

 

Isso é possível, pois a partir da diminuição do tempo médio de atendimento podemos aumentar o número de prospecções por consultor. E assim aumentar a quantidade de pessoas prospectadas. Porém, ainda assim precisamos sempre estar acompanhando a taxa de conversão. Pois, se falarmos com mais pessoas mas fecharmos menos contratos de nada adianta, não é mesmo?! 

 

Um ponto de atenção sobre o tema, é a possibilidade de análise de histórico. Você pode utilizar os KPI não só para se comparar com outras empresas, mas também para acompanhar a mudança da sua empresa com o passar do tempo.

 

Para áreas mais operacionais, podemos ter uma maior quantidade de indicadores. Porém, vale ressaltar que o menor número possível é o mais recomendado. Isso porque,  não queremos que você ou seus gerentes fiquem atolados em dados e em algum momento parem de administrá-los, mensurá-los ou que passem muito tempo do seu mês/semana realizando essa atividade. É importante que seja simples e efetivo.

 

Está com dificuldade de decidir quais indicadores são essenciais para sua empresa? Não sabe como tirar insights dos resultados ou tem dúvida sobre o que fazer a partir do que os dados te mostram? Entre em contato com a gente que a Nov4 pode te ajudar!