Nunca foi fácil fazer projeções para o futuro. O planejamento de cenários resolve as incertezas admitindo explicitamente a existência de muitos futuros possíveis. Uma abordagem sensata ao planejamento não pressupõe que o mundo será de determinada maneira daqui a dez anos. Pelo contrário, deve identificar dois ou três cenários prováveis e analisar os pressupostos que fundamentam cada um deles. Isso ajudará a empresa a fazer investimentos certos!
Por exemplo, uma companhia petrolífera precisa ter em mente a possibilidade de as reservas de petróleo se esgotarem mais cedo ou mais tarde, o que pode envolver investimentos em fontes alternativas de energia, como energia eólica ou biocombustíveis. Assim, o planejamento de cenários não se limita a imaginar como o mundo poderá ser no futuro; também afeta as decisões estratégicas tomadas pela empresa e a ajuda a decidir os tipos de projetos de inovação a priorizar.
O processo de desenvolvimento de cenários pode levar meses. No entanto, também é possível fazer um uso muito mais modesto do planejamento, e assim, uma série de cenários pode ser desenvolvida em apenas um ou dois dias. Para isso, aconselhamos seguir as etapas abaixo:
1) Colete informações sobre as tendências de mudanças no mundo, categorize-as e reúna um grupo em um brainstorming:
Fatores tecnológicos: impressão 3D, internet das coisas, machine learning;
Fatores econômicos: flutuações cambiais, recessões;
Fatores políticos: mudanças de governo, guerras;
Fatores sociais e demográficos: envelhecimento da população, privacidade de dados.
2) Divida as tendências em duas categorias:
Fatores predeterminados: coisas que sabemos que vão acontecer – por exemplo, já se sabe que a população dos países desenvolvidos está envelhecendo;
Incertezas: coisas que podem acontecer – por exemplo, não se sabe se os carros sem motoristas serão aceitos.
3) Identifique e descreva os cenários das tendências categorizadas como “incertezas”:
Ao incluir duas incertezas em uma matriz 2×2 é possível identificar quatro cenários possíveis. Deve-se, então, dar um nome a cada um deles e descrever resumidamente o que cada cenários representa para seu setor e sua empresa.
Situação: Se você trabalha na área da tecnologia da informação, a adoção (ou não) de novas tecnologias pela população constitui uma importante incerteza, e a extensão na qual o poder continua centralizado nos países em que sua empresa possui operações pode ser outra incerteza crucial.
4) Aplique os cenários a seu processo de planejamento estratégico:
Voltando ao exemplo da companhia petrolífera, um cenário possível seria a estatização das reservas de petróleo que fossem encontradas em certos países. Se esse cenário se concretizasse, a empresa não poderia esperar ser proprietária das reservas de petróleo e precisaria se tornar fornecedora de expertise técnica para países como a Venezuela ou a Nigéria.
Por fim, é válido ressaltar que a metodologia de planejamento de cenários só será eficaz, se estiver devidamente integrada ao processo decisório da alta administração da empresa. Muitas organizações conduzem meticulosos exercícios de planejamento de cenários, mas os resultados acabam sendo ignorados pela alta gestão.