Se sua empresa está tendo dificuldade na definição de preços de serviços (ou produtos), lembre-se de que:

  • – Normalmente, a precificação é frustrante e nunca é perfeita;
  • – Comece com uma estrutura de preços mais elevada e depois reduza, ao invés de iniciar embaixo e aumentar os preços depois.

Muitas vezes – ou sempre – é obscuro e frustrante acertar a estrutura de preços. Muitas empresas acabam deixando uma perspectiva de faturamento para trás ao estabelecer preços baixos demais. Acompanhe abaixo algumas abordagens que podem ser usadas.

Comece com uma estruturação de preços comparativa

O primeiro passo é observar o quanto as pessoas estão pagando por produtos similares ao da sua empresa, o que lhe dá boa referência das expectativas. Por exemplo, as grandes plataformas de streaming cobram entre R$20 e R$40 por mês de assinatura (Spotify, R$ 26,90 – Netflix, R$ 32,90). Depois de ver vários serviços por esses preços, os consumidores naturalmente passam a esperar serviços similares por valor similar. Você pode cobrar mais,mas terá de ter uma justificativa para isso e usuários com necessidades imediatas.

Crie alguns poucos produtos ou pacotes, chute uma estimativa de preços e mande ofertas para clientes potenciais. Não existe uma fórmula secreta nem um sistema mágico de cinco passos para isso. Vá ajustando à medida que avança e vá vendo o que funciona. Logo sua empresa terá os dados dos quais precisa ou uma ideia melhor do que está funcionando e do que requer ajustes. Não há nada de novo nisso.

Precifique “de cima para baixo” baseando-se em valor

Agora vamos para uma dica que muitos empreendedores de primeira viagem desconhecem.Se sua empresa tiver uma boa noção de como seu produto ou serviço pode ajudar os clientes, tente fixar os preços de trás para frente: primeiro defina o preço e depois descubra quem precisará de seu produto e dará valor a ele, a ponto de seu preço fazer sentido para o comprador.

IMPORTANTE: Nesse cenário, seus custos não devem fazer diferença alguma.

Lembre-se, é possível que qualquer outro concorrente use o que você tem a oferecer. Mas a pergunta é: quem consideraria seu produto especialmente valioso? Quem realmente precisa dele? Como sua empresa pode beneficiar esses clientes? Qual é o preço que sua empresa pode justificar com base nesse benefício? Ponderar essas perguntas o ajudará a definir um nicho.Comece de trás para frente e defina quem poderia ou deveria ser seus melhores clientes.

Essas ideias podem se aplicar aos usuários gerais de R$ 30, como no exemplo – e quem sabe não seria melhor repensar esse valor e cobrar R$ 50?

Contudo, é válido lembrar que essa abordagem só funciona se sua empresa for especial e as pessoas acreditarem em seu valor e nos resultados esperados. Qualquer um pode prometer qualquer coisa na internet. Como sua empresa pode provar que é capaz de cumprir suas promessas para as pessoas acreditarem nela?

Para finalizar, outro benefício desse método é que, quando sua empresa imagina que está definindo um preço mais alto, ela é forçada a imaginar como entregará um valor suficiente para justificar esse preço aos clientes. Para muitos negócios, especialmente se estão começando e não tem uma base de clientes considerável, essa abordagem de precificação “de trás para frente”, baseada em valor, também é útil, mesmo se for usada apenas como um exercício mental para repensar os clientes e o valor que pode ser proporcionado a eles.